quinta-feira, 29 de setembro de 2016

2° Semana - Subjetividade

Subjetividade é algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, é um tema que cada um pode interpretar de sua maneira. Este assunto se diz respeito ao sentimento de cada individuo, sua opinião, sobre determinado assunto. Subjetividade é algo que muda de acordo com cada pessoa, por exemplo, gosto musical, cada um possui o seu, portanto é algo subjetivo. O tema varia de acordo com os sentimentos e hábitos de cada um, é uma reação e opinião individual, não é passivo de discussão, uma vez que cada um dá valor para uma coisa especifica. A subjetividade é formada através das crenças e valores da pessoa, com suas experiencias e histórias de vida. O tema da subjetividade é bastante debatido e estudado em psicologia, como se forma, de onde vêm, e etc.
Assim, o homem não pode ser considerado apenas um animal racional, sendo este uma unidade complexa de necessidades, desejos, sentimentos, angústias, temores (imaginários ou não), racionalidades e paixões, sendo mais do que um organismo com funções biológicas e psicológicas, possuindo a capacidade de interagir com o meio transformando-o e tornando-se parte do mesmo. Da mesma forma, não podemos reduzir a subjetividade a uma dimensão meramente cognitiva, a uma consciência, desconsiderando todas as demais facetas da complexa interioridade de cada um.
Para o entendimento da subjetividade, não é possível apenas a utilização da psicologia, são necessárias também as categorias da filosofia, sociologia, antropologia e história. Porém, de modo global, estudar subjetividade é procurar no indivíduo as marcas da sociedade, essa mediação social, onde o significado das influências socioculturais é internalizado pelo sujeito. Assim, pode-se entender que essas influências representam um papel construtivo do desenvolvimento humano.




1° Semana - Vai ter livro pra ler siiim!

Na nossa primeira semana de aula foi apresentada a disciplina e os conteúdos que serão visto ao longo da cadeira. Foi distribuído o coronograma com as atividades previstas para cada dia de aula, o que é ótimo, pois ajudas nós, alunos, a nos organizar melhor. 
Teve uma situação que me deixou muito contente, logo de inicio... Ao explicar os conteúdos, as formas de avaliações e as leituras propostas a professora deixou que os alunos optassem e escolhessem a leitura que preferissem realizar durante o semestre. Estou no oitavo semestre do curso e acreditem, isso não é nada comum, achei muito notável essa atitude da professora!!
Todas leituras do semestre serão baseadas nos livros "Clínicas do Trabalho" e "A Banalização da Injustiça Social", sendo esse ultimo escolhido pela turma. Ficou combinado que leriamos todo "A Banalização da Injustiça Social", e que realizaríamos seminários, em grupos, para discutir os capítulos do livro. Achei o título desse livro muito conveniente com a nossa realidade e fique super curiosa em saber o conteúdo que ele nos traria. Ao sair da aula já fui para internet dar uma pesquisada sobre o tal livro e  ver os preços, acabei por comprar o meu.... Como nunca tem ninguém em casa, solicitei que entregassem no trabalho da minha mãe, e não é que chegou direitinho, veio até um bilhetinho de incentivo junto:


E assim foi nossa primeira semana de aula ;)